destaq

Start – Oficina de Produção de Festivais

foto 1

No último sábado dia 05 de setembro, a Escola Livre de Cinema deu o start na Oficina de Produção de Festivais, voltada para a produção de festivais de cinema desde as etapas de pré-produção – pensando concepção e curadoria – até a pós-produção, além de ter como objetivos difundir a metodologia da ELC e do Cineclube Buraco do Getúlio e contribuir com o empoderamento e a ampliação das redes de novos agentes fazedores de cultura da metrópole do Rio de Janeiro. A ideia é que os participantes tenham contato com a área da produção e, a partir dessa experiência, selecionar os estagiários da 4ª edição do Festival Iguacine, que será produzido pela ELC ainda esse ano!

O primeiro encontro começou com uma apresentação da ELC e do Festival Iguacine através do site, fotos das 3 edições do Festival (2008/2009/2010) e de exibição de filmes produzidos pela Escola, fazendo um panorama da história e dos processos metodológicos e de produção realizados, seguido de apresentação do Cineclube Buraco do Getúlio através de apresentação de slides que também ilustravam a atuação e tecnologia desenvolvidos pelo Cineclube. O objetivo dessa apresentação foi o de abrir os códigos sobre o “modo de fazer” dessas três experiências que serão utilizadas como base para essa experiência/oficina.

foto 2

foto 3

Após as apresentações os participantes foram separados em duplas, previamente escolhidas pelos mediadores, para conversarem durante 30 minutos. No retorno para a sala um apresentou o outro, uma dupla de cada vez. Essa dinâmica teve como objetivo iniciar a comunicação entre eles e iniciar esse processo formação de rede e colaboração, objetivos gerais da oficina. Para finalizar, exibimos o curta “Sobre Trilhos” resultado do processo realizado com os alunos da Oficina de Produção Audiovisual de 2014 – no fim de cada aula será exibido um exemplo de “filme possível”, filmes independentes realizados com pouco ou nenhum recurso financeiro.

foto 4

Filmes da ELC exibidos:

A Fofoqueira (Oficina de Animação 2006)

Uma Ida ao Banco (Oficina de Documentário 2006)

As Aventuras de Iguaçu e Sua Turma – episódio Big-Çu e o Mosquitão (Oficina de Animação 2007/2008)

Mata Sete – Contos Câmara Cascudo (Oficina Audiovisual na Escola 2009)

Autorretratos – Micaele (Oficina Audiovisual na Escola 2010)

#QueroSer (Oficina de Vídeo Arte 2012/2013)

#Circulando  (Oficina de Vídeo Arte 2013)

Montão de Coisa (Oficina de Vídeo Dança 2014)

Quadradinho de 8 (Oficina Dança e Filma 2015) – que será lançado no Festival Iguacine.

Próximo sábado tem mais! Aqui você acompanha todos os 8 encontros realizados com essa turma!

duplas

Comentários