Primeira videoinstalação: #QueroSer

2013

Neste ano, durante o primeiro semestre, as turmas de Vídeo Arte consolidaram o processo metodológico e sua primeira videoinstalação, onde ambos ganharam o nome de #QueroSer – por perceber que cada aluno trazia em si o desejo de experimentar e criar como um artista. O contato constante com obras de diferentes artistas, inovadores na história da arte moderna e contemporânea, foi o elemento norteador dessa trajetória, atrelado à dimensão da questão territorial, característica marcante na metodologia da “Escola”.

2013

A videoinstalação #QueroSer, ficou exposta primeiramente na sede da ELC em Austin entre os meses de maio e julho e posteriormente no Odeon-BR na Cinelândia – Rio de Janeiro. O período em que a #QueroSer ficou exposta marcou a comemoração dos 7 anos de existência da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu.
IMG_8309

Também durante o primeiro semestre, os parceiros do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF e do Cineclube Mate com Angu propuseram as oficinas de Iniciação ao Cinema e CinemAmor – Cineclubismo e Outras Paixões, ambas oficinas as oficinas visaram a iniciação no processo do fazer cinematográfico.
IMG_8808

No segundo semestre, as oficinas do contra-turno escolar continuaram trabalhando os conceitos de Vídeo Arte, dessa vez com uma nova metodologia: #Circulando – a ideia dessa vez foi explorar uma possibilidade diferente do já tão conhecido retângulo das produções cinematográficas convencionais. As oficinas ministradas para jovens e adultos trouxeram novidades: o Departamento de Cinema e Vídeo da UFF propôs uma continuidade da oficina ministrada no primeiro semestre, agora com o nome de Oficina de Realização de Documentários, com mais ênfase na prática do que na teoria; e o Cineclube Mate com Angu propôs o Laboratório Mate com Angu de Cinema e Cyber Ativismo, onde os alunos da turma anterior se juntaram a novos alunos para experimentar diversas formas do audiovisual, incluindo atividades de exibição, propondo aos alunos a criação de um cineclube, que recebeu o nome de Cineclube Xuxu Comxis – uma homenagem à rua onde se localiza a sede da ELC que é conhecida no bairro como “rua do xuxu”.
montagem