Lançamento: As Aventuras de Iguaçu e Sua Turma!

2008

Neste ano, Marcus Faustini assumiu a Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Iguaçu e a Escola passou a ser coordenada pela historiadora Cristiane Braz. Em paralelo, a ELC ganhou um braço no trabalho com o áudio dos filmes: a Escola Livre de Música Eletrônica, coordenada pelo ator e músico Anderson Barnabé.
2008

Com a ELC funcionando a pleno vapor, em abril do mesmo ano estreou o Iguacine – Primeiro Festival de Cinema da Cidade de Nova Iguaçu – que além de mostras competitivas e paralelas e exibição de filmes em vários pontos da cidade, lançou o DVD “As Aventuras de Iguaçu e Sua Turma”, projeto elaborado e realizado com as crianças do horário integral desde 2007.
Iguacine-I-b

As Turmas de Capacitação em Audiovisual para jovens e adultos foram mantidas com ainda mais vagas disponibilizadas do que no ano anterior, consolidando essa parte importante do projeto com o trabalho mais focado na linguagem do documentário. O caráter de formação do projeto resultou em grande incentivo para fomento da produção audiovisual na Baixada, através da realização de filmes, cineclubes e criação de coletivos audiovisuais.
Iguacine I c

Também neste ano, mediante diversas ações simultâneas, a coordenação da ELC percebeu que além de experimentar, era necessário criar procedimentos que permitissem que tudo que era executado fosse replicável e que não ficasse limitado a um exemplo singular de ação. Assim, as crianças do horário integral de todos os núcleos trabalharam juntos no desdobramento de mais animações, consolidando a prática dessa técnica. “As Aventuras de Iguaçu e Sua Turma” circulou também por todas as Escolas Municipais em caravanas de exibição feitas pela Secretaria Municipal de Cultura.