Sobre a escola

A Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu é a primeira escola de audiovisual da Baixada Fluminense e funciona desde julho de 2006. Sua metodologia articula três conceitos – o corpo, a palavra e o território como elementos de expressão da imagem e do som através de ações artísticas dentro e fora da sala de aula. Seu conteúdo pedagógico aponta para o domínio das técnicas e para o encorajamento estético, no sentido de estimular a criação e a produção audiovisual. Este cenário de ações e de representatividade para o pensamento da educação por meio do Audiovisual é proveniente de um histórico de vivências, de estratégias, de catação, e de experimentação no território.

A ELC conta com a parceria do Cineclube Buraco do Getúlio e do Cineclube Mate com Angu, que contribuem com mobilização, produção e metodologia da Escola. A gestão geral é da OSCIP Avenida Brasil Instituto de Criatividade Social e o patrocínio é da Petrobras e da secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Linha do tempo

2013

Primeira videoinstalação: #QueroSer

Neste ano, durante o primeiro semestre, as turmas de Vídeo Arte consolidaram o processo metodológico e sua primeira videoinstalação, onde ambos ganharam o nome de #QueroSer – por perceber que (…)

Ler tudo que aconteceu em 2013 »
2012

Austin recebe a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu

No ano de 2012 a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu passou por sua maior reestruturação desde que foi fundada: se transferiu do bairro de Miguel Couto para o bairro de Austin (…)

Ler tudo que aconteceu em 2012 »
2011

É a vez das oficinas: dublagem, videoclipe, blognovela e audiovisual.

Em 2011, a ELC reinaugurou suas atividades em fevereiro, com exibição dos “Guias Afetivos”, produzidos pelos alunos no ano anterior e com a abertura da “Instalação Audiovisual Autorretratos”, no qual (…)

Ler tudo que aconteceu em 2011 »
2010

Curtas ganham prêmios!

Neste ano, a Escola passa a ser Ponto de Cultura e suas atividades se iniciaram já em janeiro com a Colônia de Férias, onde crianças de qualquer escola com idade entre 9 e 15 anos puderam (…)

Ler tudo que aconteceu em 2010 »
2009

Nova metodologia chega à escola

Pensar a metodologia foi a base do trabalho em 2009. Como para a ELC não existe ação sem procedimentos de execução, conseguir nortear este formato foi tarefa árdua. Os dois primeiros (…)

Ler tudo que aconteceu em 2009 »
2008

Lançamento: As Aventuras de Iguaçu e Sua Turma!

Com a ELC funcionando a pleno vapor, em abril do mesmo ano estreou o Iguacine – Primeiro Festival de Cinema da Cidade de Nova Iguaçu – que além de mostras competitivas e paralelas e exibição de filmes (…)

Ler tudo que aconteceu em 2008 »
Escola Cinema 075

Iguacine – Festival de Cinema da Cidade de Nova Iguaçu

O Iguacine – Festival de Cinema da Cidade de Nova Iguaçu, consolidado na cidade com 3 edições, mistura as imagens, os territórios, as práticas e os modos de produzir o audiovisual para promover encontros e novas sociabilidades. Coletivos e realizadores de diversas partes do país, estudantes e espectadores convivem, circulam e criam durante os dias […]

Ler tudo que aconteceu em 2008 »
2007

ELC abre cursos para jovens e adultos

Além do curso livre de sábado que continuou na grade, jovens e adultos tiveram a oportunidade de ingressar na Turma de Capacitação Audiovisual com habilitação em Roteiro, Fotografia e Montagem (…)

Ler tudo que aconteceu em 2007 »
2006

É criada a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu!

A Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu foi fundada em julho de 2006 no bairro de Miguel Couto em Nova Iguaçu, sob a gestão da OSCIP Avenida Brasil Instituto de Criatividade Social e dirigida pelo cineasta e diretor teatral Marcus Vinícius Faustini (…)

Ler tudo que aconteceu em 2006 »