mini

Oficina de Produção Audiovisual – 4º encontro!

foto 1

A Oficina de Produção Audiovisual chegou à metade com o seu 4º encontro, que rolou no último sábado e foi todo dedicado aos filmes de dispositivo e à vídeo arte.

O encontro começou com a exibição de um trecho do longa metragem “Rua de Mão Dupla” de Cao Guimarães e do curta metragem “Vídeos Cabines São Caixas Pretas” de Sandra Kogut, seguida de bate-papo sobre o texto “O Dispositivo Como Estratégia Narrativa” de Cezar Migliorin. Essa primeira parte da aula se dedicou a destrinchar a noção de dispositivo, que como o próprio texto diz, “está ligado à técnica em que as imagens são dispostas ou à técnica que cria as imagens” e ”tem se tornado cada vez mais freqüente na reflexão teórica em torno de dois campos específicos do audiovisual contemporâneo: o documentário e as produções ligadas à videocriação”.

foto 2

No fim dessa primeira parte da aula, foi exibido o filme  “Cante Um Funk Para Um Filme” de Marcus Faustini e Emílio Domingos na intensão de aproximar o conceito de dispositivo das possibilidades do território e imaginário dos alunos, seguido de um bate papo e troca de impressões sobre essa estratégia narrativa.

foto 3

A segunda metade da aula apresentou aos alunos um breve panorama da vídeo arte e de suas possibilidades com a exibição de 4 filmes: “Andy Warhol Eating a Hamburger“ de Andy Warhol, “Marca Registrada“ de Leticia Parente, “ThreeTransitions“ de Peter Campus, “Art Must Be Beautiful, Artist Must Be Beautiful” de Marina Abramović e “Pauta“ de Raphael Couto.

foto 4

No fim, rolou um “brainstorm” com ideias de filmes possíveis para o resultado final da oficina. Na próxima aula os alunos trarão argumentos desenvolvidos a partir de suas ideias que serão apresentados para toda a turma, discutidos, e um deles será escolhido como argumento a ser trabalhado para a realização do filme da oficina.

foto 5

 

Comentários