A Oficina de Produção Audiovisual chegou à metade com o seu 4º encontro, que rolou no último sábado e foi todo dedicado aos filmes de dispositivo e à vídeo arte.
O encontro começou com a exibição de um trecho do longa metragem “Rua de Mão Dupla” de Cao Guimarães e do curta metragem “Vídeos Cabines São Caixas Pretas” de Sandra Kogut, seguida de bate-papo sobre o texto “O Dispositivo Como Estratégia Narrativa” de Cezar Migliorin. Essa primeira parte da aula se dedicou a destrinchar a noção de dispositivo, que como o próprio texto diz, “está ligado à técnica em que as imagens são dispostas ou à técnica que cria as imagens” e ”tem se tornado cada vez mais freqüente na reflexão teórica em torno de dois campos específicos do audiovisual contemporâneo: o documentário e as produções ligadas à videocriação”.
No fim dessa primeira parte da aula, foi exibido o filme “Cante Um Funk Para Um Filme” de Marcus Faustini e Emílio Domingos na intensão de aproximar o conceito de dispositivo das possibilidades do território e imaginário dos alunos, seguido de um bate papo e troca de impressões sobre essa estratégia narrativa.
No fim, rolou um “brainstorm” com ideias de filmes possíveis para o resultado final da oficina. Na próxima aula os alunos trarão argumentos desenvolvidos a partir de suas ideias que serão apresentados para toda a turma, discutidos, e um deles será escolhido como argumento a ser trabalhado para a realização do filme da oficina.
A Oficina de Produção Audiovisual chegou à metade com o seu 4º encontro, que rolou no último sábado e foi todo dedicado aos filmes de dispositivo e à vídeo arte.
O encontro começou com a exibição de um trecho do longa metragem “Rua de Mão Dupla” de Cao Guimarães e do curta metragem “Vídeos Cabines São Caixas Pretas” de Sandra Kogut, seguida de bate-papo sobre o texto “O Dispositivo Como Estratégia Narrativa” de Cezar Migliorin. Essa primeira parte da aula se dedicou a destrinchar a noção de dispositivo, que como o próprio texto diz, “está ligado à técnica em que as imagens são dispostas ou à técnica que cria as imagens” e ”tem se tornado cada vez mais freqüente na reflexão teórica em torno de dois campos específicos do audiovisual contemporâneo: o documentário e as produções ligadas à videocriação”.
No fim dessa primeira parte da aula, foi exibido o filme “Cante Um Funk Para Um Filme” de Marcus Faustini e Emílio Domingos na intensão de aproximar o conceito de dispositivo das possibilidades do território e imaginário dos alunos, seguido de um bate papo e troca de impressões sobre essa estratégia narrativa.
A segunda metade da aula apresentou aos alunos um breve panorama da vídeo arte e de suas possibilidades com a exibição de 4 filmes: “Andy Warhol Eating a Hamburger“ de Andy Warhol, “Marca Registrada“ de Leticia Parente, “ThreeTransitions“ de Peter Campus, “Art Must Be Beautiful, Artist Must Be Beautiful” de Marina Abramović e “Pauta“ de Raphael Couto.
No fim, rolou um “brainstorm” com ideias de filmes possíveis para o resultado final da oficina. Na próxima aula os alunos trarão argumentos desenvolvidos a partir de suas ideias que serão apresentados para toda a turma, discutidos, e um deles será escolhido como argumento a ser trabalhado para a realização do filme da oficina.
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