mini

Oficina de Produção Audiovisual – 3º encontro!

turma

O terceiro encontro com a turma de Produção Audiovisual, que rola aos sábados aqui na ELC, falou um pouco sobre o início do cinema e estratégias de montagem.

No primeiro momento da aula rolou um bate papo sobre o desejo de representação do movimento na pintura a partir da exibição de imagens de quadros de Monet, Van Gogh, Degas, Lautrec, Turner, Matisse e Botticelli, alguns dos que imprimiam a sensação de movimento em suas obras. Em seguida, passamos ao pré-cinema com os registros de corpos em movimentos para fins de estudo de Edward J. Muybridge e avançamos para os primeiros filmes dos Irmãos Lumière (Cinema = Imagem + Som em Movimento).

https://www.youtube.com/watch?v=g_xuNtEc4F4

https://www.youtube.com/watch?v=4-IIaP4AErg

https://www.youtube.com/watch?v=_A2bpVSjjw8

https://www.youtube.com/watch?v=lW63SX9-MhQ

exibicao1

O segundo momento da aula aproximou os alunos da ideia de montagem com a apresentação do conceito de raccord e sua sensação de continuidade do movimento. Foram exibidos trechos dos filme “Deixa Voar” de Cadu Barcellos (episódio do longa 5x Favela Agora Por Nós Mesmos”Exercício de Raccord, Posicionamento e Movimento de Câmera da Oficina de Vídeo Arte aqui da ELC; Matrix, dos Irmãos Wachowski; e Study of Coreograph for Camera, de Maya Deren para exemplificar a utilização dessa estratégia narrativa.

exercicio1

No terceiro momento da aula os alunos foram apresentados ao dispositivo “Minuto Lumiére”, que consiste em realizar um registro de até 1 minuto de duração com apenas 1 plano, câmera estática e sem som, a partir da exibição de exercícios realizados durante a Oficina de Iniciação ao Cinema aqui na ELC em 2013 e vídeos do Projeto Inventar com Diferença. Em seguida os alunos se familiarizaram rapidamente com a câmera e partiram para seu primeiro exercício: cada aluno realizou seu “Minuto Lumiére” registrando ações, pessoas e objetos do centro de Austin. Ainda essa semana rola postagem com o compilado desses vídeos aqui no site!

No próximo sábado eles já trarão ideias para o produto final da Oficina! :-)

rua

Comentários