mini

Oficina de Produção Audiovisual – 2º encontro!

foto 1

Sábado passado rolou o segundo encontro com a turma de Produção Audiovisual e o tema da aula dessa vez foi documentário!

A aula começou com um papo onde os alunos expuseram as diferenças e similaridades que acreditavam haver entre ficção e documentário, construindo coletivamente uma lista com características do documentário e outra com as da ficção. Em seguida foram exibidos o documentário “Jogo de Cena” de Eduardo Coutinho, para demonstrar que há uma relação híbrida entre os gêneros, a produção da MTV “Submundo das Academias” e uma matéria do Jornal da Record, que ajudaram a demonstrar a construção por trás da representação da realidade.

foto 2

Após o intervalo todo o restante da aula foi pautado pela explanação dos “modos documentais” partindo de um trecho do livro “Espelho Partido” de Sílvio Da-Rin, em que ele fala de uma importante contribuição do teórico Bill Nichols para o desenvolvimento de uma teoria do documentário: Nichols sintetizou quatro modos de representação – o expositivo, o observacional, o interativo e o reflexivo. Após a leitura coletiva do trecho do livro, a turma assistiu exemplos em filmes sem que o mediador dissesse antecipadamente a qual modo de representação o documentário pertencia.

foto 3

foto 4

Modo Expositivo – Viramundo, de Geraldo Sarno

Modo Observacional – Entreatos, de João Moreira Salles

Modo Interativo – Edifício Master, de Eduardo Coutinho

Modo Reflexivo – Ilha das Flores, de Jorge Furtado / Di Glauber, de Glauber Rocha

A partir das exibições os alunos indicaram, a partir das características listadas no texto, qual modo de representação cada documentário utilizava em sua estratégia narrativa.

Amanhã tem mais um encontro e todo mundo pode continuar acompanhando por aqui!

foto 5

 

Comentários