Sábado passado rolou o segundo encontro com a turma de Produção Audiovisual e o tema da aula dessa vez foi documentário!
A aula começou com um papo onde os alunos expuseram as diferenças e similaridades que acreditavam haver entre ficção e documentário, construindo coletivamente uma lista com características do documentário e outra com as da ficção. Em seguida foram exibidos o documentário “Jogo de Cena” de Eduardo Coutinho, para demonstrar que há uma relação híbrida entre os gêneros, a produção da MTV “Submundo das Academias” e uma matéria do Jornal da Record, que ajudaram a demonstrar a construção por trás da representação da realidade.
Após o intervalo todo o restante da aula foi pautado pela explanação dos “modos documentais” partindo de um trecho do livro “Espelho Partido” de Sílvio Da-Rin, em que ele fala de uma importante contribuição do teórico Bill Nichols para o desenvolvimento de uma teoria do documentário: Nichols sintetizou quatro modos de representação – o expositivo, o observacional, o interativo e o reflexivo. Após a leitura coletiva do trecho do livro, a turma assistiu exemplos em filmes sem que o mediador dissesse antecipadamente a qual modo de representação o documentário pertencia.
A partir das exibições os alunos indicaram, a partir das características listadas no texto, qual modo de representação cada documentário utilizava em sua estratégia narrativa.
Amanhã tem mais um encontro e todo mundo pode continuar acompanhando por aqui!
Sábado passado rolou o segundo encontro com a turma de Produção Audiovisual e o tema da aula dessa vez foi documentário!
A aula começou com um papo onde os alunos expuseram as diferenças e similaridades que acreditavam haver entre ficção e documentário, construindo coletivamente uma lista com características do documentário e outra com as da ficção. Em seguida foram exibidos o documentário “Jogo de Cena” de Eduardo Coutinho, para demonstrar que há uma relação híbrida entre os gêneros, a produção da MTV “Submundo das Academias” e uma matéria do Jornal da Record, que ajudaram a demonstrar a construção por trás da representação da realidade.
Após o intervalo todo o restante da aula foi pautado pela explanação dos “modos documentais” partindo de um trecho do livro “Espelho Partido” de Sílvio Da-Rin, em que ele fala de uma importante contribuição do teórico Bill Nichols para o desenvolvimento de uma teoria do documentário: Nichols sintetizou quatro modos de representação – o expositivo, o observacional, o interativo e o reflexivo. Após a leitura coletiva do trecho do livro, a turma assistiu exemplos em filmes sem que o mediador dissesse antecipadamente a qual modo de representação o documentário pertencia.
Modo Expositivo – Viramundo, de Geraldo Sarno
Modo Observacional – Entreatos, de João Moreira Salles
Modo Interativo – Edifício Master, de Eduardo Coutinho
Modo Reflexivo – Ilha das Flores, de Jorge Furtado / Di Glauber, de Glauber Rocha
A partir das exibições os alunos indicaram, a partir das características listadas no texto, qual modo de representação cada documentário utilizava em sua estratégia narrativa.
Amanhã tem mais um encontro e todo mundo pode continuar acompanhando por aqui!
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