No último sábado, dia 04 de outubro, iniciamos aqui na ELC uma Oficina de Produção Audiovisual que contará com apenas 8 encontros e tem como meta terminar esses encontros com um filme pronto!
Nesse primeiro dia, depois de uma rápida apresentação sobre a história da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, o mediador Diego Bion propôs uma apresentação utilizando um rolo de barbante. Em círculo, quem recebia o barbante falava um pouco sobre si e um pouco do porquê tinha vindo participar da oficina e jogava o barbante para outra pessoa fazer o mesmo. O objetivo da dinâmica era demonstrar que agora estamos todos conectados numa rede de colaborativismo.
Em seguida, os alunos foram apresentados aos fundamentos da linguagem cinematográfica (cinema = imagem + som em movimento) e aos conceitos de “elipse” (pulo do tempo e no espaço) e “diegese” (realidade própria da narrativa).
Depois do bate papo sobre os fundamentos e as estratégias utilizadas nos filmes exibidos, os alunos realizaram um exercício onde relataram seu dia em 5 quadros com descrição do som.
O encontro terminou com a exibição dos curtas “Fantasmas” de André Novais Oliveira e “Julgamento” de Diego Bion, utilizados como exemplo de um audiovisual possível, realizado com poucos recursos.
No último sábado, dia 04 de outubro, iniciamos aqui na ELC uma Oficina de Produção Audiovisual que contará com apenas 8 encontros e tem como meta terminar esses encontros com um filme pronto!
Nesse primeiro dia, depois de uma rápida apresentação sobre a história da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, o mediador Diego Bion propôs uma apresentação utilizando um rolo de barbante. Em círculo, quem recebia o barbante falava um pouco sobre si e um pouco do porquê tinha vindo participar da oficina e jogava o barbante para outra pessoa fazer o mesmo. O objetivo da dinâmica era demonstrar que agora estamos todos conectados numa rede de colaborativismo.
Em seguida, os alunos foram apresentados aos fundamentos da linguagem cinematográfica (cinema = imagem + som em movimento) e aos conceitos de “elipse” (pulo do tempo e no espaço) e “diegese” (realidade própria da narrativa).
Exemplos em filme:
Matrix
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças
5x Favela Agora Por Nós Mesmos
O Eclipse
Depois do bate papo sobre os fundamentos e as estratégias utilizadas nos filmes exibidos, os alunos realizaram um exercício onde relataram seu dia em 5 quadros com descrição do som.
O encontro terminou com a exibição dos curtas “Fantasmas” de André Novais Oliveira e “Julgamento” de Diego Bion, utilizados como exemplo de um audiovisual possível, realizado com poucos recursos.
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