mini

Oficina de Produção Audiovisual – 1º encontro!

capa

No último sábado, dia 04 de outubro, iniciamos aqui na ELC uma Oficina de Produção Audiovisual que contará com apenas 8 encontros e tem como meta terminar esses encontros com um filme pronto!

Nesse primeiro dia, depois de uma rápida apresentação sobre a história da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, o mediador Diego Bion propôs uma apresentação utilizando um rolo de barbante. Em círculo, quem recebia o barbante falava um pouco sobre si e um pouco do porquê tinha vindo participar da oficina e jogava o barbante para outra pessoa fazer o mesmo.  O objetivo da dinâmica era demonstrar que agora estamos todos conectados numa rede de colaborativismo.

mont

Em seguida, os alunos foram apresentados aos fundamentos da linguagem cinematográfica (cinema = imagem + som em movimento) e aos conceitos de “elipse” (pulo do tempo e no espaço) e “diegese” (realidade própria da narrativa).

Exemplos em filme:

Matrix
Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças
5x Favela Agora Por Nós Mesmos
O Eclipse

desenho 001

Depois do bate papo sobre os fundamentos e as estratégias utilizadas nos filmes exibidos, os alunos realizaram um exercício onde relataram seu dia em 5 quadros com descrição do som.

O encontro terminou com a exibição dos curtas “Fantasmas” de André Novais Oliveira e “Julgamento” de Diego Bion, utilizados como exemplo de um audiovisual possível, realizado com poucos recursos.

3

Comentários