Regulamento

Iguacine – 5º Festival de Cinema da Cidade de Nova Iguaçu, acontecerá em sua quinta edição no período de 24 a 26 de março de 2017. Realizado pela Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, trata-se do primeiro festival audiovisual sediado na Baixada Fluminense. O festival é composto por mostras nacionais de obras audiovisuais, curtas e longas-metragens, realizados em quaisquer formatos. Nesta quinta edição, os filmes de longa-metragem serão convidados e os curtas selecionados a partir de inscrição prévia.

O 5º Iguacine tem como foco a difusão de filmes nacionais, realizando um breve panorama da produção independente e despertando o interesse do grande público para obras diversas da cinematografia nacional atual, mobilizando realizadores e público de maneira a reafirmar a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu como um projeto múltiplo, que se comunica diretamente com as classes populares, ao mesmo tempo em que coloca a cidade como centro de discussão estética do processo formativo através das artes, dialogando com toda a metrópole e especialmente com outras cidades da Baixada Fluminense. Resultados de processos formativos de outros projetos espalhados por todo o país nortearão a curadoria, além de oferecer destaque a produção de jovens realizadores da cidade, fazendo de Nova Iguaçu não somente receptora do evento, mas sim sua protagonista.

O evento é competitivo apenas para curtas-metragens nacionais ou com recorte na Baixada Fluminense – o realizador poderá escolher entre participar da Mostra Competitiva Nacional ; ou Mostra Competitiva Baixada (apenas poderão se inscrever na Mostra Competitiva Baixada filmes produzidos por realizadores oriundos da Baixada Fluminense, realizados no território da Baixada Fluminense ou com temática sobre a Baixada Fluminense). Todas as inscrições devem ser feitas através da ficha de inscrição no site.

Regulamento “Mostras Competitivas”

- Normas e informações sobre inscrição:

  • Os filmes inscritos devem ter sido concluídos entre 2016 e 2017.
  • Serão aceitos filmes finalizados em quaisquer formatos com duração máxima de 30 minutos.
  • O candidato deverá se inscrever através do site www.escolalivredecinemani.com.br até o dia 24 de fevereiro de 2017.
  • A ficha de inscrição deverá ser preenchida online com os dados solicitados que serão publicados no catálogo, no site e em redes sociais através de páginas e perfis do 5º Iguacine e/ou da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, caso o filme seja selecionado.
  •  As cópias para seleção deverão ser enviadas online através de link a ser inserido no respectivo espaço no formulário de inscrição – junto com a senha, se houver. Serão aceitos apenas links para visualização streaming (You Tube, Vimeo e similares).

    Atenção! Não serão aceitos links para download de arquivos. Todos os inscritos receberão confirmação por e-mail.

- Seleção:

  • O resultado oficial da seleção será divulgado no dia 10 de março de 2017 no site www.escolalivredecinemani.com.br;
  • Os filmes selecionados devem ser enviados para a produção em arquivo digital (extensões .mp4 ou .mov) para o e-mail iguacine2017@gmail.com até o dia 13 de março de 2017.

A inscrição implicará na aceitação, por parte dos produtores e realizadores dos filmes, das condições estabelecidas no presente regulamento. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação Geral do 5º Iguacine.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (21) 2507-2909 ou ou pelo e-mail iguacine2017@gmail.com.