para_todos

ELC no Projeto Para Todos!

para todos

Desde fevereiro, a Escola Livre de Nova Iguaçu iniciou uma parceria com o Projeto Para Todos para a realização de oficinas audiovisuais dentro do projeto, que se localiza no bairro Jardim Guandu em Nova Iguaçu.

O Projeto Para Todos foi criado em 2009 com o objetivo de oferecer um conjunto de ações socioeducativas, culturais e esportivas na cidade de Nova Iguaçu. Nesses três anos já participaram do projeto mais de mil crianças e jovens do próprio bairro Jardim Guandu como também dos bairros do entorno Km 32, Lagoinha e Paraíso e atualmente 500  fazem parte das oficinas. Inspirado na música “Para Todos”, de Chico Buarque, de Chico Buarque, o nome do projeto homenageia os moradores da Baixada Fluminense, por conta da riqueza da mistura de diferentes culturas que acontece na região, formada por pessoas de todo o país, principalmente do nordeste brasileiro.

paratodos_2

A primeira experiência da ELC lá, é em torno de uma oficina de introdução ao audiovisual com foco no gênero documentário. Os jovens participantes da oficina já tiveram contato com a câmera através de aulas sobre plano e enquadramento e utilização do equipamento, além de realização de exercícios de prática de entrevista, exposição e troca de ideias sobre os modos de representação do documentário (expositivo, observacional, interativo e reflexivo) – e como eles são utilizados não só pelo cinema mas também por outros meios como o jornalismo televisivo –  e exibição de documentários de curta-metragem como “Papo de Botequim” de Allan Ribeiro e “Ilha das Flores” de Jorge Furtado; e de trechos de longas-metragens como “Jogo de Cena” e “Edifício Master” de Eduardo Coutinho e “Entreatos” de João Moreira Salles.

paratodos_3

Nesse momento, os jovens estão se organizando e realizando a pesquisa para o produto final da oficina, que terá como norte o “Coletores de Imagens”, projeto criado e experimentado algumas vezes na história da ELC, onde os jovens vão à casa das pessoas e pedem para ver seus registros fotográficos – dispositivo adotado para dar início a uma conversa/entrevista sobre como a pessoa se relaciona com sua imagem e memória. Dentro da pesquisa para o curta, eles assistiram à alguns dos “Coletores de Imagens” produzidos pela ELC.

paratodos_4

Por aqui e pela página da ELC no Facebook  você acompanha mais essa parceria!

 

Comentários