Dois capítulos em uma semana!

Dois capítulos em uma semana!

A semana foi toda especial para as Turmas de Vídeo Arte porque tivemos dois capítulos da Saga Quero Ser, com propostas, exercícios e atividades diferentes, mas com um mesmo objetivo: utilizar o território como elemento de expressão artística.

Nas aulas de terça e quarta, o capítulo da vez foi “Quero Ser Um Chroma Key”. No primeiro momento da aula eles assistiram a vídeos que utilizam a técnica de efeito visual Chroma Key: “Three Transitions” de Peter Campus, fragmento do filme “Steps” de Zbigniew Rybczynski e mais dois vídeos de demonstração da técnica, vídeo#1 e vídeo#2.

Depois dos vídeos, eles foram para os computadores pesquisar imagens ligadas a palavra “Austin” e claro, surgiram várias imagens de Austin-Texas/EUA. Depois de salvarem as imagens escolhidas de Austin/Texas, eles se gravaram “voando” utilizando o chroma key, com direito a capa e tudo!

Depois foi só juntar as imagens escolhidas na internet com as imagens gravadas e pronto, dois resultados super bacanas dessa experiência, que já estão no nosso canal do You Tube: QueroSerUmChormaKey #1 e QueroSerUmChormaKey #2.

Passando pro capítulo seguinte, nas aulas de quinta e sexta rolou o “Quero Ser Uma Vídeo Ocupação”. A aula começou com a exibição do vídeo que mostra a instalação “Blowjob – aeolic concert for 3 eletric guitars and fans” de Enrico Ascoli, para que eles entendessem um pouco mais do conceito de vídeo instalação e ocupação dos espaços.

O segundo momento foi de retorno ao território. Dessa vez, um grupo saía com um mediador para produzir imagens de Austin/Nova Iguaçu, aqui pelos arredores da ELC; enquanto outro grupo produzia com outro mediador a teia de barbante dentro da sala de aula, na qual as imagens produzidas foram exibidas. Abaixo, alguns dos resultados das foto-instalações:

Semana que vem, adentrando o último mês do ano e com contagem regressiva para as férias escolares, eles seguem com a Saga!

Comentários