destacada

#DançaeFilma – finalização do 1º Ciclo de Realização!

imagem_topo

Finalizamos na última semana o 1º Ciclo de Realização da Oficina Dança e Filma com chave de ouro, exibindo na sessão do Cineclube ELC o vídeo “Quadradinho de 8”. Na última postagem, acompanhamos as primeiras 3 aulas e aqui falaremos do restante do Ciclo até a sua finalização.

Na quarta aula – estudo de comportamento de câmera – os mediadores pediram que os jovens observassem semelhanças e diferenças entre os vídeos que estão servindo de referência para a produção do Ciclo, “Movimento²” de Celina Portella e “Passinho do Romano” do Bonde TNT e Lucas Santos, para que pudessem conversar sobre essas questões após a exibição. Através da comparação foi possível que eles percebessem como a câmera se comporta de maneira muito próxima nos dois vídeos, tendo sempre os personagens aparecendo em plano inteiro. Os jovens também perceberam que na mesma medida em que as obras se aproximam através do comportamento da câmera, a paleta de cores usada nos vídeos é totalmente oposta – o “Movimento²” trabalha com um cenário de fundo branco e um figurino discreto nas cores e o “Passinho do Romano” explora uma paleta de cores primárias extremamente colorida e vibrante, usando cenários grafitados e um figurino colorido. Ao fim do encontro os mediadores pediram que os jovens trouxessem no próximo encontro as roupas mais coloridas e vibrantes que possuem. A ideia é pensar o figurino com base no “Passinho do Romano”.

imagem1

Com as duplas escolhidas e as ações já definidas, durante a quinta aula – desenvolvimento coreográfico – os jovens começaram a realizar as ações em um quadrado imaginário, já testando figurino e dando o gostinho de set de filmagem. Cada dupla ensaiou, repetiu sua ação e alunos e mediadores realizaram a primeira gravação de todas as cenas. A ideia foi usar estes primeiros testes com a câmera para desenhar um roteiro e visualizar quais cenas se encaixam melhor na edição para assim decidir que duplas/ações entram no vídeo.

A sexta aula – decupagem de planos e ensaio – teve como objetivo a construção estética dos enquadramentos para o vídeo a partir da operação dos mecanismos de diafragma, obturador e ISO da câmera. Enquanto as duplas que iriam performar no vídeo continuavam com o desenvolvimento da coreografia, os alunos da equipe de fotografia do vídeo realizavam os testes de câmera no set.

Na sétima aula alunos e mediadores realizaram o primeiro ensaio geral do vídeo, definindo figurinos, equipe técnica, necessidades e ajustes do cenário, posição da câmera, ou seja, deixar tudo no esquema para o dia da filmagem. A equipe técnica – alunos na produção, iluminação e câmera – começou a entender melhor suas funções e os performers também, deixando assim os códigos mais claros pra todos.

imagem2

Última aula antes das gravações, a oitava aula serviu para realizar os últimos ajustes de cenografia, figurino e testes de câmera, além de ensaio das coreografias para dar mais segurança aos jovens.

Depois de duas aulas de gravação – nona e décima aulas – os alunos realizaram um encontro – a décima primeira aula – dedicado à visualização do material bruto e a escolha das cenas que entrariam no filme. Depois das cenas escolhidas através de votação dos alunos, eles também escolheram a ordem em que elas apareceriam no vídeo. A décima segunda aula foi uma avaliação do processo de produção do vídeo e do material gravado. Os jovens foram estimulados a refletirem e escreverem sobre suas contribuições no processo de gravação e as expectativas que tinham antes do início do processo. No segundo momento do encontro os jovens foram chamados em duplas para responder de maneira livre a pergunta “O que é limite pra você?”, com as respostas sendo gravadas com o equipamento de captação de áudio para que eles pudessem se ouvir depois.

imagem3

Com o vídeo finalizado, na décima terceira aula, os jovens se envolveram na produção da sessão do Cineclube ELC que exibiria o vídeo resultado desse 1º Ciclo de Realização da Oficina Dança e Filma, intitulado “Quadradinho de 8” – 8 performances e 8 quadros com a trilha sonora com referências à jogos de vídeo game 8 Bits. Os mediadores realizaram com os alunos uma visita técnica para pensar a ocupação da Praça de Austin – local em que foi realizada a sessão do cineclube.

Antes da sessão, ainda aconteceram encontros em que os mediadores trouxeram os temas racismo e redução da maioridade penal para discussão. No encontro que abordou o racismo, foram exibidos dois vídeos – “Vista a Minha Pele” de Joel Zito Araújo e “Cores de Botas” de Juliana Vicente” – como estímulo para o bate-papo. No encontro que tratou da redução da maioridade penal os mediadores perguntaram o que eles sabiam sobre o tema e qual a opinião deles sobre. Os jovens se posicionaram contra, a favor, ou sem opinião formada, num bate-papo produtivo e esclarecedor. Os mediadores se posicionaram contra baseados, dentre outros motivos, no índice de crimes cometidos por menores e na falta de garantia de direitos básicos para os jovens.

A exibição do vídeo “Quadradinho de 8” foi realizada no dia 29/05 na quadra da Praça de Austin, integrando a programação da sessão do Cineclube ELC – que contou ainda com a exibição do documentário “Fala Tu” de Guilherme Coelho e pocket show do grupo de Rap #ComboIO.

imagem4

Comentários