Quero Ser Uma Caminhada Cinematográfica

Quero Ser Uma Caminhada Cinematográfica

A semana das turmas de Vídeo Arte foi repleta de andanças em “Quero Ser Uma Caminhada Cinematográfica”!

Durante as últimas semanas trabalhando com som, os alunos ficaram muito tempo dentro das salas em suas experimentações. Por conta disso, nas aulas de quarta e quinta dessa semana o desafio foi colocar os corpos em movimento pelo tempo e pelo espaço e registrar todo esse deslocamento. O objetivo da “caminhada cinematográfica” foi a valorização do território, realizando gravações nas ruas de Austin. O entendimento da ELC como local de circulação também foi uma meta, fazendo eles terem domínio dos espaços físicos, realizando gravações em diferentes espaços da Escola, como o corredor, por exemplo. Tendo maior domínio do espaço e sentimento de pertencimento, melhor relação com a proposta das aulas e liberdade de criação. Para deixar tudo mais divertido, os alunos ainda usaram óculos 3D nas caminhadas, para que de fato a experiência trouxesse um novo olhar sobre o lugar de circulação cotidiana deles.

E como não podia deixar de ser, ainda rolou exibição de diversos vídeos e trechos de filmes para ilustrar diferentes caminhadas cinematográficas e o uso dos planos, enquadramentos e movimentos escolhidos, principalmente o Travelling, que é o movimento em que realmente a câmera se desloca no espaço. Dentre eles rolou Clipe do Jay Z “99 Problems”, Comercial Nextel Neymar, Paródia do Comercial da Nextel e trecho do filme “Sonhando Acordado” de Michel Gondry, em que o personagem Stephane diz ser inventor e mostra um óculos para ver o mundo em 3D.

Na aula de sexta, o objetivo foi descontrair a caminhada, tornando-a algo menos mecânico e mais divertido, deixando de lado o Travelling e apostando nos corpos entrando e saindo de quadro. Os filmes exibidos foram Monty Python – Ministério das Caminhadas Bobas e o episódio “Deixa Voar” do filme “5x Favela Agora Por Nós Mesmos” dirigido por Cadu Barcellos.

Agora é só aguardar na terça o próximo capítulo da nossa saga!

Comentários